CURSO LIVRE

FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINO JURÍDICO PARTICIPATIVO E INOVADOR

2x R$ 84,00

A partir de um ensino jurídico participativo e inovador, estudantes tornam-se agentes na construção de seu próprio conhecimento. A participação ativa no processo de aprendizado possibilita o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências como o raciocínio, o senso crítico apurado, a capacidade de aplicação prática do aparato conceitual, uma grande capacidade para solucionar problemas, entre outras.

Todas estas habilidades são essenciais para uma atuação profissional diferenciada e para protagonizar mudanças sociais relevantes. Há vasto material didático gratuito e questões para auto estudo.

Público alvo

Coordenadores e Professores da área do Direito ou profissionais, estudantes, mestrandos e doutorandos que estejam interessados em inovar no modo como o Direito é ensinado.

Prazo de visualização

60 dias

Carga Horária

4h

Nome Professor(a)
Aula 1 – Fundamentos e desafios do ensino jurídico participativo
Aula 2 – Integrando o ensino participativo à sala de aula: métodos e ferramentas
Aula 3 – Ensino participativo online: recursos tecnológicos e tendências para o futuro
Aula 4 – Avaliação no ensino participativo

Aula 1 – Fundamentos e desafios do ensino jurídico participativo 

  • Por que devemos mudar? Transformações na profissão jurídica e tecnologia;
  • Princípios do ensino participativo: uma mudança de paradigma;
  • Escolhas fundamentais e objetivos para uma aprendizagem significativa. 


Aula 2 – Integrando o ensino participativo à sala de aula: métodos e ferramentas

  • Conhecendo os diferentes métodos ativos de ensino;
  • Demonstração do design de aulas participativas com os métodos propostos;
  • Inovação no Direito: aprendizagem por projetos e design thinking.

  

Aula 3 – Ensino participativo online: recursos tecnológicos e tendências para o futuro 

  • Boas práticas para a construção de cursos online significativos;
  • Métodos e recursos tecnológicos para o ensino online;
  • Tendências para o futuro do ensino jurídico.

 

Aula 4 – Avaliação no ensino participativo

  • A avaliação no ensino participativo à luz de objetivos e métodos de ensino;
  • Construindo espaços de aprendizagem encorajadores e inclusivos;
  • Reflexões sobre educação ativa;
  • Escuta ativa, Feedback Construtivo e Comunicação Não Violenta.

A ESA Nacional reservar-se-á a possibilidade de excepcionalmente e com aviso prévio aos alunos, eventuais substituições de professores.

Resguardar-se-á a ESA Nacional a possibilidade de cancelamento da turma, desde que o número mínimo de vinte inscrições não seja atingido até o primeiro mês do lançamento do curso. Nessa hipótese, o valor efetivamente recebido será reembolsado.

O procedimento se dará da forma abaixo:

O aluno pode, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento da sua matrícula, diretamente no site. Nessa hipótese, deverá estar em dia com as suas mensalidades, conforme previsão no contrato de prestação de serviços educacionais. Não haverá devolução de valores mesmo que o CONTRATANTE não tenha acessado as aulas. A devolução de valores ocorrerá somente no caso da não prestação de serviços por parte do CONTRATADO.

Qualquer restituição de valores pagos à vista, em razão de cancelamento do curso, por parte unilateral do aluno acarretará uma multa de 20% em relação aos valores totais da devolução. A devolução será proporcional aos meses cursados e serviços prestados pelo contratado. Exemplo: o aluno cursou 5 meses, e, portanto, ainda faltam 13 meses. O valor a ser restituído observará os meses faltantes.

Na hipótese do contratante optar pelo pagamento por intermédio de cartão de crédito, continuará obrigado o contratante ao pagamento do valor integral do curso junto ao seu cartão de crédito, independentemente da data de cancelamento.

Marina Feferbaum

Doutora (2016), mestre (2009) e graduada (2006) pela PUC-SP.É learner designer (Kaospilot) e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI FGV Direito SP) e da área de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP. Ministra cursos de formação docente por todo o Brasil. Suas linhas de pesquisa abrangem direito e tecnologia, inovação e profissões jurídicas, governança algorítmica e proteção de dados pessoais, inteligência artificial, ensino jurídico, ensino híbrido, metodologias ativas de ensino e human rights by design. Já publicou e organizou diversas obras sobre ensino jurídico, métodos ativos de ensino e inteligência artificial no Direito.

Clio Nudel Radomysler

Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), onde também se graduou em Direito. De 2011 a 2013, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - Sociologia Jurídica (PET/SESu) do Ministério da Educação, vinculado ao Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP. Em 2014, recebeu o Certificat de Sciences Sociales et Humaines mention cum Laude do Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) após programa de intercâmbio anual. Líder de projetos do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV DIREITO SP, colaboradora da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e coordenadora do Núcleo de Direito Discriminação e Diversidade (DDD) e do Laboratório de Docência em Direitos Humanos (LabDoc) da Faculdade de Direito da USP.

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