MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

1. Os cursos de pós-graduação lato sensu, 100% on line, oferecidos pela UCAM, em parceria com a OAB, são reconhecidos pelo MEC?

Sim. Os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos por força do credenciamento da Universidade Cândido Mendes (UCAM) para oferta de cursos à distância, em atendimento ao disposto na Resolução nº 1, de 06.04.2018, do CNE/CES/MEC. A fim de viabilizar a qualificação dos advogados foi firmado este convênio com a OAB, que providenciará o apoio logístico e tecnológico para sua realização, conforme permite o MEC, em interpretação feita na Nota Técnica 388/2013.

2. Qual será a metodologia dos cursos de pós-graduação?

O curso será composto de vídeo-aulas, gravadas por profissionais especializados, além de acompanhamento tutorial à distância, com professor devidamente habilitado.

3. Quais as configurações técnicas necessárias para visualização dos vídeos na plataforma de EAD?

Conexão de internet banda larga para a visualização dos vídeos, com no mínimo 1mb. Não aconselhamos a utilização da tecnologia 3G, já que a taxa de transferência de exibição dos vídeos diminui no decorrer do mês, dificultando o acesso do aluno.

4. Qual a duração do curso?

O curso de pós-graduação terá duração média de 18 meses e carga horária de 360 horas, composta por vídeo-aulas de Direito, Redação Jurídica e Didática do Ensino Superior e tutoria a distancia na área do aluno.
A pós-graduação, do ponto de vista didático-acadêmico, segundo as regras da Instituição de Ensino Superior (IES), não pode ser composta somente por vídeo-aulas, sendo esta a razão da distribuição acima.

5. Quais os requisitos para conclusão do curso?

5.1. FREQUÊNCIA: para a conclusão do curso e a emissão do certificado, o aluno deverá assistir, no mínimo, a 75% das vídeo-aulas, conforme acesso certificado pelo sistema, à medida que as aulas são assistidas pelo aluno.

5.2. ARTIGO CIENTÍFICO: com tema escolhido livremente pelo aluno, sem necessidade de defesa oral, de acordo com as seguintes normas:
a) mínimo de 5 e máximo de 20 laudas, em formato Arial 11, espaçamento 1,5;
b) referência bibliográfica, de acordo com as normas da ABNT, vigentes por ocasião da entrega do trabalho, de pelo menos 5 (cinco) autores;
c) no site existem artigos doutrinários de nossos professores que podem servir como exemplo.

6. Haverá material de apoio?

Os professores indicarão, oportunamente, os livros que serão adotados, mas não haverá fornecimento de material apostilado, impresso ou digitalizado.

7. Qual a diferença entre Pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu, oferecida pela UCAM, em parceria com a OAB, é identificada como curso de especialização, que aperfeiçoa o aluno para a prática profissional, sendo este o enfoque acadêmico do curso.

A pós-graduação stricto sensu, que não está abrangida por este convênio, é oferecida pelas Instituições de Ensino Superior com enfoque estritamente acadêmico, sendo reconhecidos os títulos como Mestrado e Doutorado.

8. Qual certificação será fornecida ao aluno?

Os cursos de Pós-Graduação lato sensu à distância oferecidos pela UCAM, em parceria tecnológica com a OAB, concederão o Certificado de Especialista na respectiva área escolhida pelo aluno.

9. O certificado do curso a distância é diferente do realizado presencialmente?

Não há diferença entre os certificados e não há qualquer menção quanto ao curso ser realizado presencialmente ou à distância.

10. Após o pagamento, qual o prazo para liberação do acesso?

Após a comprovação do pagamento, o aluno terá acesso ao Sistema de Informação Acadêmica (SIA), com mesmo login e senha utilizados no cadastro. O ambiente de aprendizagem (webaula) somente ficará disponível no dia indicado para o início das aulas.

11. Existe possibilidade de pedido de Declaração de matrícula?

Sim. O requerimento é feito na área do aluno, em campo próprio, mediante pagamento de R$60,00 (sessenta) reais. A declaração seguirá o modelo aprovado pela Instituição de Ensino Superior (IES), com nome completo do aluno, o curso em andamento e a previsão de Conclusão. O a valor inclui o envio por SEDEX, e as taxas de reconhecimento de firma da assinatura do Coordenador de Pós-graduação e Extensão da IES responsável.
Existe a opção gratuita, na área do aluno, na qual o próprio fará a impressão e constarão os mesmos dados, com base em um modelo digitalizado.

12. Qual o procedimento para a realização da inscrição e matrícula nos cursos?

O procedimento de inscrição será realizado exclusivamente pelo site, e esta só será efetivada com a confirmação do pagamento.

A matrícula definitiva ocorrerá através da entrega da documentação necessária, pessoalmente ou por correio, com endereçamento para a Rua Debret, nº 79, Sala 601, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20030-080 (Setor de Pós-graduação a Distância). Em nenhuma hipótese serão matriculados alunos que não concluíram a graduação e que não entregarem a documentação necessária.

13. Qual a documentação necessária para realização da matrícula?

O candidato deverá efetivar sua inscrição prévia pelo sítio institucional, com a concordância dos termos do contrato de prestação de serviços educacional e realização de pagamento.

Os Documentos são necessários para confecção do certificado

Não serão aceitos documentos enviados por email

Após a confirmação do pagamento, o aluno deverá, necessariamente, enviar os seguintes documentos necessários para a efetivação da matrícula, em CÓPIAS AUTENTICADAS:
a) Diploma de graduação superior, desde que haja a indicação da data da colação de grau, devendo, neste caso, entregar a cópia do diploma ATÉ O FINAL DO CURSO, a contar de sua inscrição;
b) histórico escolar da graduação;
c) Carteira de identidade (RG, CNH, OAB, Carteira Funcional de Servidor, ou equivalente);
d) CPF – Cadastro de Pessoa Física;
É recomendado, quando a remessa dos documentos for por correio, que os mesmos sejam encaminhados por A.R., para maior segurança da entrega.

14. Se houver necessidade, terei a opção de trancamento da matrícula?

Não. Só existe a possibilidade de cancelamento do curso.

15. Qual o procedimento para solicitar o cancelamento?

O aluno pode, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento da sua matrícula. Nessa hipótese, deverá estar em dia com as suas mensalidades, conforme previsão no contrato de prestação de serviços educacionais aceitos no ato de matrícula. Não haverá devolução de valores, mesmo que o CONTRATANTE não tenha acessado as aulas. A devolução de valores ocorrerá somente no caso da não prestação de serviços por parte do CONTRATADO.

Qualquer restituição de valores pagos à vista, em razão de cancelamento do curso, por parte unilateral do aluno, acarretará uma multa de 20% em relação aos valores totais da devolução. A devolução será proporcional aos meses cursados e serviços prestados pelo contratado. Exemplo: o aluno cursou 5 meses, e, portanto, ainda faltam 13 meses. O valor a ser restituído observará os meses faltantes.

Na hipótese do contratante optar pelo pagamento por intermédio de cartão de crédito, continuará obrigado ao pagamento do valor integral do curso junto ao seu cartão de crédito, independentemente da data de cancelamento.

17. Todos os professores anunciados estão confirmados?

Sim. Todos os professores anunciados estão confirmados. Contudo, havendo necessidade, a coordenação do curso poderá alterar o corpo docente.

17. Qual o tempo estimado para a entrega do certificado de conclusão da pós graduação?

Depois de concluída a frequência e aprovado o ARTIGO CIENTÍFICO a UCAM requer um prazo de 6 meses para a confecção do certificado.

18. Posso iniciar a Pós-graduação lato sensu cursando o 10º semestre ou 5º ano do curso de Direito?

Não. Nos termos do art. 1º, § 1º, da Resolução nº 1/2018, do CNE/MEC: “Os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências das instituições ofertantes”.

19. Quantas aulas serão disponibilizadas por mês?

Serão disponibilizadas até 4 (quatro) aulas com duração média de 2 horas por mês.

20. Quantas vezes será possível visualizar cada aula?

Os alunos poderão acessar livremente as aulas, não há limitação para as visualizações.

21. Existe a possibilidade de assinatura de programa de estágio aos alunos de Pós Graduação?

Não há previsão de acompanhamento de estágio em cursos de pós-graduação oferecidos nesta modalidade. Assim, não há como a instituição assinar tais documentos, porque não haverá participação da UCAM.

22. No caso de ocorrência de problemas técnicos, como travamento ou demora no carregamento do vídeo, como proceder?

O aluno deverá primeiro verificar sua conexão de internet, posteriormente, não verificando melhoras, deverá verificar a limpeza do cache do seu navegador (crome, explorer ou fire fox), em geral essa limpeza resolve 99% dos problemas encontrados. O link: www.java.com/pt_BR/download/help/webcache.xml contêm o passo a passo para a limpeza dos navegadores ou trocar de navegador, também é necessário as vezes atualizar o flash player, site: http://www.adobe.com/br/ ou o JAVA no site: http://www.java.com/pt_BR/. Por derradeiro, sugerimos que tente acessar em outro computador ou de dispositivo móvel, para verificar se o problema efetivamente persiste.

23. Existe a possibilidade de transferência entre cursos?

Não existe essa possibilidade, no caso de troca de curso o aluno terá que se inscrever novamente no curso desejado.