ELEMENTOS PARA O SUCESSO DA ADVOCACIA NA ERA DA IA: DIREITO DIGITAL, SEGURANÇA CIBERNÉTICA E COMUNICAÇÃO DE CRISE
O curso supre a necessidade de capacitação para a advocacia ser bem-sucedida ao lidar com os desafios advindos da popularização da inteligência artificial e de outras novas tecnologias no mundo em que os erros (pequenos ou grandes) podem destruir a reputação do cliente ou do próprio advogado. Entre os desafios impostos pela nova realidade estão a necessidade de combater golpes e fraudes e de se adequar às novas e complexas leis e regulações da área digital, bem como fortalecer e defender a reputação profissional e institucional.
Geral: Aumentar o conhecimento da advocacia a respeito dos desafios e das soluções necessárias para se obter sucesso profissional em um mundo marcado pela popularização massiva e veloz de novas tecnologias, como a IA.
Específico: Capacitar o advogado a ajudar seus clientes e a si mesmo a se adequarem às leis e às regulações na área digital, a evitarem cair em golpes praticados via internet e celular, e a fortalecerem a reputação e a imagem profissional no contexto dos riscos e das oportunidades criados pelo advento das novas tecnologias.
Diferenciais do curso
O aluno aprenderá as ferramentas necessárias para se inserir e transitar no mundo caracterizado pelas novas ferramentas e tecnologias digitais. Ao final do curso, estará apto a debater e a orientar seus próprios clientes em questões como proteção de dados, prevenção contra fraudes e golpes, e posicionamento reputacional no contexto da popularização do uso da inteligência artificial e de outras novas tecnologias.
Público alvo
- Advocacia militante na área digital
- Profissionais e estudantes de direito e de áreas correlatas
Prazo de visualização
90 dias
Carga Horária
3 horas
| Nome | Professor(a) |
|---|---|
| Direito Digital | Matheus Puppe |
| Segurança Cibernética | Carlos Sousa |
| Comunicação de crise | Fábio Brandt |
Módulo 1 – Direito Digital, professor Matheus Puppe
Aula 1: Os principais elementos do direito digital
Aula 2: Como usar o direito digital para se proteger
Módulo 2 – Segurança Cibernética, professor Carlos Sousa
Aula 1: Entendendo e mitigando as ameaças cibernéticas
Aula 2: As tendências de ameaças cibernéticas para o futuro
Módulo 3 – Comunicação de crise, professor Fábio Brandt
Aula 1: Como reconhecer e se preparar para uma crise
Aula 2: Como tomar decisões durante uma crise
A ESA Nacional reservar-se-á a possibilidade de excepcionalmente e com aviso prévio aos alunos, eventuais substituições de professores.
Resguardar-se-á a ESA Nacional a possibilidade de cancelamento da turma, desde que o número mínimo de vinte inscrições não seja atingido até o primeiro mês do lançamento do curso. Nessa hipótese, o valor efetivamente recebido será reembolsado.
O procedimento se dará da forma abaixo:
O aluno pode, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento da sua matrícula, diretamente no site. Nessa hipótese, deverá estar em dia com as suas mensalidades, conforme previsão no contrato de prestação de serviços educacionais. Não haverá devolução de valores mesmo que o CONTRATANTE não tenha acessado as aulas. A devolução de valores ocorrerá somente no caso da não prestação de serviços por parte do CONTRATADO.
Qualquer restituição de valores pagos à vista, em razão de cancelamento do curso, por parte unilateral do aluno acarretará uma multa de 20% em relação aos valores totais da devolução. A devolução será proporcional aos meses cursados e serviços prestados pelo contratado. Exemplo: o aluno cursou 5 meses, e, portanto, ainda faltam 13 meses. O valor a ser restituído observará os meses faltantes.
Na hipótese do contratante optar pelo pagamento por intermédio de cartão de crédito, continuará obrigado o contratante ao pagamento do valor integral do curso junto ao seu cartão de crédito, independentemente da data de cancelamento
Matheus Puppe
Matheus Puppe é advogado no Brasil, em Portugal e na Alemanha. É mestre e doutorando em direito digital pela Universidade de Frankfurt e professor convidado da Faculdade de Direito Lomonosov de Moscou. Fundador do M. Puppe & Associados, sediado em Brasília, e sócio dos escritórios ECIJA (Espanha) e Victoria Associates (Portugal). É o encarregado de proteção de dados (DPO) do Conselho Federal da OAB, membro consultor da Comissão Especial de Inteligência Artificial da OAB e consultor da Comissão Especial de Direito Digital da Câmara dos Deputados.
Fábio Rocha Brandt
Fábio Brandt é fundador da Novo Selo Comunicação, agência especializada em comunicação estratégica e gestão reputacional. É formado em Jornalismo pela USP e mestre em Relações Públicas e Comunicação Corporativa pela Georgetown University. É membro da Comissão de Inteligência Artificial da International Public Relations Association (IPRA) e consultor de comunicação de entidades como o Conselho Federal da OAB, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Antes, foi repórter de veículos como UOL, Folha, Valor Econômico e Estadão
Carlos Sousa
Carlos Sousa é sócio-fundador da Intelitra, agência especializada em inteligência e contrainteligência cibernética. É formado em engenharia de computação pela UnB e mestre e doutorando em engenharia elétrica com ênfase em segurança cibernética, também pela UnB. Tem mais de 20 anos de experiência, já atuou pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como analista de ciberinteligência e presta consultoria para empresas e pessoas físicas na área de segurança.
Outros Cursos
ELEMENTOS PARA O SUCESSO DA ADVOCACIA NA ERA DA IA: DIREITO DIGITAL, SEGURANÇA CIBERNÉTICA E COMUNICAÇÃO DE CRISE