Nacional

Visual Law | Legal Design - Inovação e design na área do Direito: novas tendências na formatação de documentos jurídicos.

O curso de Legal Design | Visual Law abordará os aspectos teóricos e práticos do Legal Design e sua área de Visual Law aplicados à realidade profissional. O Visual Law não se refere apenas à aplicação de conceitos visuais em projetos na área do Direito, mas também a fase final do projeto de design, visando sempre melhorar a comunicação e a entrega das informações de documentos jurídicos, projetos de transformação digital do ambiente jurídico, entre diversas outras possibilidades. Ou seja, expressa uma nova forma de produzir documentos ou representar situações relacionadas aos problemas do Direito.
A realidade é que através do visual law é possível observar um propósito maior de facilitação de acesso a conteúdos jurídicos e até mesmo de acesso à justiça. Neste curso abordaremos o tema por meio de uma linha pragmática e pautada em possíveis aplicações reais de visual law na comunicação do Jurídico com outros operadores do direito e da sociedade em geral.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Legal Design e Visual Law - Professor Alexandre Zavaglia
Aula 1 – Transformação digital e a influência do design no Direito
Aula 1.2 – Referências e Conceitos
Aula 1.3 – Visual Law
Aula 2 – Visual Law - Casos de aplicação prática  
Módulo 2 – Criatividade e Design - Professora Kethellyn Siqueira  
Aula 2.1 – Princípios básicos do Design
Aula 2.2 – Ferramentas Aula
2.3 - Recursos
 
Módulo 3 – Metodologia de Processos, linguagem visual e cases - Professor Rui Caminha
Aula 3 - Por que Visual Law
Aula 3.1 - UX e UI aplicados ao direito
Aula 3.2 - Linguagem visual
Aula 4 - Visual Law na prática  
Workshop ao vivo: 22 de junho, das 19h30 às 21h

Professores

    • Alexandre Zavaglia Coelho, advogado, mestre em Direito pela Puc-Campinas, com formação em Direito Digital pela FGV Direito SP, um dos pioneiros no Brasil no uso de técnicas de ciência de dados e uso de inteligência artificial na área do Direito, e em projetos de privacy by design. Autor de artigos e publicações na área de Direito e Tecnologia, pesquisador no Grupo de Pesquisas de Governança de Dados e Regulação de Inteligência Artificial do CEPI - Centro de Educação e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Membro da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB e do Grupo de Trabalho para a definição de diretrizes para adequação dos Tribunais à LGPD do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
    • Rui N. Paes Caminha, advogado, diretor de inovação da Villa - Visual Law Studio. Desenvolve produtos e serviços em inovação jurídica nos segmentos de jurimetria, analytics, inteligência artificial aplicada e visual law. Mais de 15 anos dedicados à modernização das rotinas jurídicas, com cases de sucesso implantados nos segmentos público e privado, como: Ministério Público do Estado de São Paulo, Faculdade de Direito da USP, Nestlé, Claro, NET, Embratel, Braskem, Citrosuco, Electrolux, Grupo DASA, Thomson Reuters, Revista dos Tribunais.
    • Kethellyn Siqueira, publicitária e designer. Especialista em desenvolvimento de logotipos e branding. Atuação em web design e design gráfico com 3 anos de experiência em mercado jurídico, desenvolvendo produtos gráficos para departamentos jurídicos e escritórios.

Público alvo

Advogados(as) dos setores público e privado, entre outros profissionais da área do Direito e afins, que tenham interesse nas relações entre Direito e Tecnologia.

Carga horária

6h

Processo de avaliação

Não possui

Prazo de Visualização

Aulas gravadas serão 3 meses e para as aulas ao vivo serão 15 dias, após a data da aula.

Coordenador

ESA-OAB Nacional
.
3x de R$160,00
Inclui:
  • Acesse quando quiser
  • Acesse no celular e TV