Nacional

Formação Docente: Ensino Jurídico Participativo e Inovador

A partir de um ensino jurídico participativo e inovador, estudantes tornam-se agentes na construção de seu próprio conhecimento. A participação ativa no processo de aprendizado possibilita o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências como o raciocínio, o senso crítico apurado, a capacidade de aplicação prática do aparato conceitual, uma grande capacidade para solucionar problemas, entre outras. Todas estas habilidades são essenciais para uma atuação profissional diferenciada e para protagonizar mudanças sociais relevantes. Há vasto material didático gratuito e questões para auto estudo.

Conteúdo Programático

Aula 1 – Fundamentos e desafios do ensino jurídico participativo 1. Por que devemos mudar? Transformações na profissão jurídica e tecnologia 2. Princípios do ensino participativo: uma mudança de paradigma 3. Escolhas fundamentais e objetivos para uma aprendizagem significativa   Aula 2 – Integrando o ensino participativo à sala de aula: métodos e ferramentas 1. Conhecendo os diferentes métodos ativos de ensino
2. Demonstração do design de aulas participativas com os métodos propostos 3. Inovação no Direito: aprendizagem por projetos e design thinking  
Aula 3 – Ensino participativo online: recursos tecnológicos e tendências para o futuro 1. Boas práticas para a construção de cursos online significativos 2. Métodos e recursos tecnológicos para o ensino online 3. Tendências para o futuro do ensino jurídico
 
Aula 4 – Avaliação no ensino participativo 1. A avaliação no ensino participativo à luz de objetivos e métodos de ensino 2. Construindo espaços de aprendizagem encorajadores e inclusivos 3. Reflexões sobre educação ativa 4. Escuta ativa, Feedback Construtivo e Comunicação Não Violenta  

Professores

    • Doutora pela PUC-SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.
    Clio Nudel Radomsyler

Público alvo

Coordenadores e Professores da área do Direito ou profissionais, estudantes, mestrandos e doutorandos que estejam interessados em inovar no modo como o Direito é ensinado.

Carga horária

4h

Processo de avaliação

Não possui

Prazo de Visualização

60 dias

Coordenador

Marina Feferbaum
Doutora pela PUC-SP). Designer Aprendiz (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.
Clio Nudel Radomsyler
Doutoranda e mestre em Direito Constitucional pela USP em 2014, assim como o Certificat de Sciences Sociales et Humaines, menção cum Laude do Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) após o programa de intercâmbio anual. Pesquisadora e líder de projetos de ensino do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP.
2x de R$84,00
Inclui:
  • Acesse quando quiser
  • Acesse no celular e TV